sexta-feira, 1 de maio de 2009

Senso de Recurso

"Abordamos a noção de que quanto mais 'servimos' ou 'amamos', ou na medida em que menos somos 'servidos' ou menos dependemos de 'ser amados', maior a inteligência espiritual. Quanto maior nossa independência para podermos apreciar a vida sem expectativas de provas de amor dos outros ou sem colecionarmos dossiês sobre como os outros são injustos ou como é neles que se encontram as origens de nossas mazelas, maior a inteligência.

Por difícil e paradoxal que possa parecer, servir não é um ato de submissão ou subordinação. É ao contrário a maior independência que se pode alcançar. Enquanto quem busca ser amado está sempre atrelado e dependente do outro, quem ama é um ser livre e independente.

Qualquer coisa que nos aconteça possui recursos. Quando as coisas não forem do jeito que a gente quer, seja lá o que vier, sempre teremos recursos para lidar com a vida. Essa é a sua própria definição e o que torna a vida tão fascinante e adorada.

Viver é estar imerso em recurso.

Abençoar é acima de tudo dar atenção. Qualquer um que possa prestar muita atenção nos outros pode abençoar, e qualquer um que possa prestar radicalmente atenção em si irá perceber-se abençoado.

A bênção é o estado de estar-se plenamente no lugar e no momento. A bênção é um brinde à vida, um reconhecimento daquilo que cada momento propicia.

A verdadeira saída não está na luz no final do túnel, que é nossa expectativa natural. Está em qualquer lugar do túnel. É a segurança conquistada por quem pauta sua vida pela noção de 'se não agora, quando?'

Quem age assim descobre que cada momento é um fim em si. E aí pouco importa para onde se vai. Basta fazer do mesmo algo diferente, e se está em qualquer lugar, se sai de qualquer lugar."

(Nilton Bonder, Fronteiras da Inteligência)

Nenhum comentário: